quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Austin eleva os ratings de longo prazo de A+ (A mais) para AA- (duplo A menos) e de curto prazo de A-2 para A-1 do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul)
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 05 de janeiro de 2012, elevou os ratings de longo prazo de A+ (“A mais”) para AA- (“duplo A menos”) e de curto prazo de A-2 para A-1 do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul). A perspectiva dos ratings é estável. O Banrisul é um banco público estadual, de finalidade específica, fundado em 1928, com o objetivo de ser um banco comercial, de desenvolvimento e social. Em função da origem e do propósito de sua criação, é beneficiado pela proximidade ao setor público, com forte penetração no sul do Brasil, especificamente no estado que é oriundo. É um banco de grande porte, sendo a 10ª maior instituição financeira do país, de acordo com o Banco Central, segundo o critério de ativos totais, que somaram R$ 36,5 bilhões enquanto o patrimônio líquido atingiu R$ 4,3 bilhões (base: setembro de 2011). Está presente em quase todo o estado do Rio Grande do Sul por meio de seus 1.272 pontos de atendimento. Tem como forte característica a capilaridade entre a população gaúcha, reforçando a identidade com seus 2,9 milhões de clientes. A classificação se fundamenta em seu amadurecimento como instituição de varejo, refletido em suas diversificadas fontes de captação, qualidade de seus ativos de crédito e adequados indicadores de capitalização, reportados pela instituição durante o período de monitoramento realizado pela Austin. Reflete também os adequados controles empregados, com vistas à mitigação dos riscos de mercado e operacionais, contribuindo para a solvência da instituição. O Banrisul mantém posição de destaque no estado do Rio Grande do Sul, com grande penetração através de uma ampla rede, o que permite a pulverização em sua estrutura de captação e de concessão de crédito. A perspectiva estável reflete o entendimento da Austin Rating de que o banco atingiu e tem se mantido em um patamar elevado de qualidade de ativos além de uma estrutura de captação estável e de custos satisfatórios. Ao mesmo tempo em que tem apresentado crescimento, a carteira de crédito tem mantido a qualidade elevada que apresenta em seu histórico, com indicador de inadimplência que gira em torno de 1,3% e 2,5%, patamar considerado satisfatório para uma carteira diversificada como a do Banrisul. Ao mesmo tempo, o banco vem mantendo uma base patrimonial robusta e um índice de Basiléia confortável, de 15,9% em set/11. A retenção de parte dos lucros tem contribuído para o fortalecimento de seu PL e é visto como positivo na medida em que seu controlador não demanda a distribuição agressiva dos resultados. Da mesma forma, contribuiu para a elevação da classificação, a estrutura estável e pulverizada de captação, com forte presença de depósitos de ticket médio baixo, que contribui para sua estabilidade mesmo em cenários de stress. Em que pese o vínculo com o setor público estadual e municipal gaúchos, que tem favorecido a sua estrutura de captação, na medida em que o banco é o depositário das contas do governo contribuindo para sua aproximação com potenciais clientes de operações de crédito, a “portabilidade salarial” em vigor a partir de janeiro de 2012 para os servidores públicos federais, estaduais e municipais, representa fator de risco a ser observado pelo banco.