quarta-feira, 18 de outubro de 2006
Austin afirma Rating A para o BANRISUL
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião do dia 18 de setembro de 2006, confirmou o rating A para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - BANRISUL. O rating atribuído fundamenta-se na posição ocupada pelo banco, no seu controle acionário, na estrutura de captação pulverizada e na rentabilidade da instituição, reforçada a partir do Programa de Saneamento dos Bancos Estaduais - PROES. Após encerrar o exercício de 1998 com uma rentabilidade sobre o PL negativa, de 159,8%, desde 1999 o índice passou a ser positivo, exibindo histórico crescente - 12% em 1999, 15,5% em 2000, 16,3% em 2001, 21,6% em 2002, 35,6% em 2003, 29,6% em 2004, 30,8% em 2005 e 30,7% nos primeiros seis meses de 2006. Em 1998, o Estado do Rio Grande do Sul fez parte do PROES e firmou contrato com a União Federal para a reorganização do Sistema Financeiro Público Estadual, quando foram aportados recursos no banco visando o saneamento patrimonial, a reorganização administrativa e a modernização tecnológica do Banrisul. A perspectiva se mantém estável, a fim de monitorarmos a continuidade do desempenho do Banco registrado nos últimos três anos, o grau de alavancagem (ativos de crédito em relação ao patrimônio líquido) e o crescimento da carteira comercial. A partir de 2003, o grau de alavancagem de crédito se reduziu (5,8x em 2003, 5,5x em 2004, 5,2x em 2005 e 5,1x no 1º Sem/06). Desde então, passou a atuar de forma mais autônoma apresentando índice de rentabilidade sobre o patrimônio líquido superior ao dos bancos públicos. O BANRISUL é um banco público estadual de finalidade espe cífica, criado com o objetivo de ser um banco comercial, de desenvolvimento e social. Em função da origem e do propósito de sua criação, é beneficiado pela proximidade ao setor público, com forte penetração no sul do Brasil, especificamente no Estado que é oriundo. Dada a forte penetração junto ao Rio Grande do Sul, onde possui 407 agências e abrange 97% dos municípios do Estado, faz parte do seu crescimento, a expansão nos dois Estados vizinhos, Santa Catarina e Paraná. No primeiro possui 14 agências e no segundo duas. Na atual gestão, iniciada em 2003, foi inaugurada mais de 35 agências. No 1º semestre de 2006, o lucro foi de R$ 188,8 milhões, superior em 8,3%% sobre o mesmo período do ano anterior. A rentabilidade anualizada sobre o PL, de 30,7% em jun/06, continuou elevada. Contribuíram para a formação do resultado, o crescimento da receita de títulos e valores mobiliários , crescimento do resultado de câmbio e da receita serviços, sendo esta última reforçada pelo incremento do serviço Banricompras, com aumento da base de conveniados em 17,3% nos últimos doze meses, assim como a taxa de administração dos fundos de investimento que evoluiu 13% no período. O índice de eficiência melhorou, passando de 53,2% em jun/05 para 45,2% em jun/06.