quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Austin afirma Rating A+ para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul)
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 26 de outubro de 2009, afirmou o Rating de longo prazo A+ (A mais) e de curto prazo A-2 para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul). A perspectiva manteve-se estável. O Banrisul é um banco público estadual, de finalidade específica, fundado em 1928, com o objetivo de ser um banco comercial, de desenvolvimento e social. Em função da origem e do propósito de sua criação, é beneficiado pela proximidade ao setor público, com forte penetração no sul do Brasil, especificamente no estado que é oriundo. É um banco de grande porte, sendo a 10ª maior instituição financeira do país, de acordo com o Banco Central, segundo o critério de ativos totais, que somaram R$ 27,7 bilhões enquanto o patrimônio líquido atingiu R$ 3,2 bilhões (base: junho de 2009). Está presente em quase todo o estado do Rio Grande do Sul por meio de seus 1.160 pontos de atendimento. Tem como forte característica a capilaridade entre a população gaúcha, reforçando a identidade com seus 2,8 milhões clientes. A classificação de risco de instituições financeiras realizada pela Austin Rating avalia o risco de crédito de curto e longo prazo da instituição. As notas atribuídas pela Austin Rating obedecem a uma escala de classificação nacional e servem como parâmetro de comparação entre as instituições bancárias que atuam no Brasil e, eventualmente, com atividades no exterior. A escala da Austin não leva em conta e tampouco se limita ao rating soberano do país, este empregado como teto para ratings internacionais. O processo analítico da Austin Rating leva em conta, além dos fatores políticos, macroeconômicos, setoriais e regulatórios aplicados às instituições financeiras, os aspectos quantitativos (análise das demonstrações financeiras e indicadores de desempenho, Capitalização, Ativos, Captação, Resultado e Liquidez) e aspectos qualitativos (Controle Acionário, Suporte, Grupo Econômico, Administração, Estrutura Operacional e Estratégia de Médio e Longo Prazos) intrínsecos à instituição financeira em análise. A classificação fundamenta-se na metodologia da Austin Rating para bancos, disponível no site www.austin.com.br. A classificação se apoiou no acesso às informações contábeis e gerenciais do Banrisul, informações adicionais, bem como nas informações transmitidas pela alta administração por meio de conference call. O grau de abertura das informações contábeis e gerenciais apresentadas nas notas explicativas das demonstrações financeiras e pela administração do banco foi considerado satisfatório pela Austin Rating, permitindo uma análise aderente à metodologia. As demonstrações financeiras de junho de 2009 contêm parecer dos auditores independentes, sem ressalvas. A manutenção da classificação reflete o seu amadurecimento como instituição de varejo, refletido em suas diversificadas fontes de captação, qualidade de seus ativos de crédito e adequados indicadores de capitalização, reportados pela instituição durante o período de monitoramento realizado pela Austin. Reflete também os adequados controles empregados, com vistas à mitigação dos riscos de mercado e operacionais, contribuindo para a solvência da instituição. O Banrisul mantém posição de destaque no estado do Rio Grande do Sul, com grande penetração através de uma ampla rede, o que permite a pulverização em sua estrutura de captação e de concessão de crédito.