quarta-feira, 28 de maio de 2008
Austin atribui Rating A+ para a Unimed Seguradora S/A
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 20 de março de 2008, atribuiu a classificação A+ para a Unimed Seguradora S.A. A Seguradora iniciou suas atividades em 1989, comercializando seguros do ramo vida em grupo e Pecúlio. Desde 1992, passou a vender seguros do ramo saúde, seguido de planos de previdência privada. Em 2001, por determinação da ANS - Agência Nacional de Saúde, constituiu a Unimed Seguros Saúde S.A, passando esta a ser responsável pelos seguros do ramo de saúde, voltados para o mercado corporativo e para médicos cooperados do Sistema Unimed. A nota levou em conta a consistência do planejamento estratégico em curso, contemplando crescimento sustentado nos ramos de seguros e previdência onde atua, a qualidade no atendimento aos clientes, a agilidade e segurança no processo de aceitação do risco e a busca de maiores margens de contribuição, com a adequada precificação dos prêmios, lançamento de novos produtos e vendas cruzadas. A companhia exibe elevada penetração no ramo saúde, lançando mão da sinergia obtida com o Sistema Unimed e visa aumentar seu market-share nos ramos vida e previdência. Decorrido um processo de reestruturação, iniciado em 2001, que culminou com o aporte de capital dos acionistas, a Companhia tem reportado lucro líquido crescente nos últimos exercícios, maior controle da sinistralidade, redução de despesas, aumento de sua capitalização e suficiência para cobertura da margem de solvência. O Comitê considerou adequada a política comercial empregada, capaz de preservar seu posicionamento no setor e ampliar sua penetração em outros segmentos, a despeito da ausência de uma instituição financeira para ampliar suas vendas cruzadas. O bom relacionamento e de longo prazo com corretoras e a penetração junto às Unimeds e Unicreds, com a comunidade médica, bem como junto às empresas, para a venda de seguros de vida e saúde são aspectos vistos como favoráveis pelo Comitê. O comprometimento dos acionistas com o negócio é notório, evidenciado com a injeção de recursos durante o período de reestruturação e, mais especificamente, no curso dos últimos semestres, com aportes já aprovados pela SUSEP. Os acionistas não têm medido esforços para se adaptar aos melhores padrões de gestão e atualização tecnológica, bem como às melhores práticas de governança corporativa, responsabilidade social, satisfação e qualificação de seus colaboradores. Em linha, visando à melhoria dos processos e dos controles, investimentos em tecnologia e mudanças na estrutura organizacional têm sido implementados ao longo dos últimos meses, o que projeta uma maior agilidade na condução das operações, redução de despesas, maior segurança e mitigação cada vez mais intensa dos riscos.