terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Austin afirma rating ‘brAA-’ para a Unimed Seguradora S/A; perspectiva estável
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 28 de dezembro de 2012, afirmou o rating ‘brAA-’ para a Unimed Seguradora S/A. (“Companhia”, “Seguradora”). A perspectiva do rating permanece estável. Em 1988, a Unimed do Brasil - entidade máxima do Sistema Unimed, que congrega federações e cooperativas individuais de todo o país - adquire o Montepio Cooperativista do Brasil, MONTECOOPER – com o intuito de fornecer ao Sistema um plano de aposentadoria complementar para os cooperados. Em 1989, com a autorização da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados - o Montepio é transformado em uma Companhia de Seguros, alterando sua razão social para Unimed Previdência Privada. Em outubro do mesmo ano, a empresa foi transformada em Sociedade Anônima, passando a se denominar Unimed Seguradora S/A. A companhia iniciou efetivamente suas atividades em 1990, comercializando seguros do ramo Vida (em grupo) e Pecúlio (incluso nos planos de saúde dos usuários do Sistema Unimed). Desde 1992, passou a vender seguros do ramo saúde e, em 1995, planos de previdência privada. Seguindo determinação da ANS - Agência Nacional de Saúde, é criada em 2001 a Unimed Seguros Saúde S.A., passando esta a ser responsável pelos seguros do ramo de saúde. A Unimed Seguradora atua no ramo vida (em grupo e empresa), acidentes pessoais, seguro de renda por desemprego, incapacidade temporária e total, invalidez de profissionais autônomos, cobertura de despesas de funeral, planos de benefícios de previdência privada, plano gerador de benefícios livres (PGBL), plano de vida gerador de benefícios livres (VGBL), dentre outros produtos. Por intermédio da Unimed Seguros Saúde S.A, atua no ramo saúde em grupo para empresas, cooperativas e associações, bem como assistência médico-hospitalar, em livre escolha, mediante reembolso das despesas efetuadas no Brasil e no exterior. Em junho de 2010, foi criada a Unimed Previdência Privada S/A, visando à comercialização de planos de previdência privada. Suas atividades serão oportunamente segregadas das operações da Unimed Seguradora. A classificação de risco se encontra em linha com a metodologia de análise de risco de seguradoras da Austin Rating e levou em conta a excelente solidez financeira intrínseca da instituição, manifestada no elevado excedente de capital ante o mínimo requerido pela SUSEP, e no compromisso financeiro explícito dos acionistas manifestado em sucessivos aportes de capital e retenção parcial dos lucros acumulados a cada exercício. O rating pondera positivamente a evolução dos prêmios ganhos, a consistência no resultado das companhias, advindo da atividade de seguros, validando a adequada precificação de riscos, os bons indicadores de sinistralidade e patamares adequados nas despesas de comercialização e administrativas relativamente aos prêmios ganhos, o que tem se traduzido em bons indicadores de desempenho (índice combinado, índice combinado ampliado e de rentabilidade) reportados. A Unimed Seguradora tem registrado lucro crescente na atividade de seguros, independentemente do resultado financeiro reportado a cada exercício. Considera da mesma forma, como aspectos positivos, sua situação financeira, de liquidez, atuarial, a estratégia em curso adotada, a qualificação do corpo diretivo e de colaboradores, a gestão operacional, financeira e de controles das companhias. O rating considera, por outro lado, o aumento da competição no setor segurador e as pressões sobre as margens de contribuição da companhia, dentre outros fatores.