terça-feira, 3 de maio de 2011
Austin atribui Rating QG 2 para a Claritas Administração de Recursos Ltda.
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 28 de março de 2011, atribuiu a classificação QG 2 (“Qualidade de Gestão Dois”) para a Claritas Administração de Recursos Ltda. (Claritas). A perspectiva do rating é estável. Esta classificação não define de nenhuma forma o perfil de risco dos ativos geridos pela empresa e não configura recomendação de investimento para todos os efeitos. A Claritas foi fundada em 1999, como uma gestora de recursos de terceiros independente, especializada na gestão de fundos de investimento no Brasil e no exterior. Sua proposta é oferecer produtos financeiros diferenciados e de alto valor agregado. Atualmente, a equipe da Claritas conta com 49 profissionais nos escritórios de São Paulo e Londres, sendo 28 na equipe de investimentos, e possui R$ 2.443,4 milhões sob gestão, divididos em 55 portfólios. A classificação atribuída encontra-se em linha com a metodologia da Austin Rating de Qualidade de Gestão de empresas gestoras de recursos e levou em conta aspectos relacionados à administração geral, à gestão de investimentos propriamente dita, de riscos, controles e compliance, presentes na empresa. A Austin considerou como elemento relevante para a atribuição do rating o tempo de atuação e maturidade profissional da Gestora, marcado pelo crescimento no volume de recursos sob gestão, aliado à busca constante de boas práticas empresariais e adequação aos requerimentos regulatórios aplicados na sua atividade. O rating considera, por outro lado, a performance dos fundos geridos, o entorno regulatório no qual se insere a empresa, a competição no setor, seu porte e posicionamento estratégico. Levou em conta a solidez financeira intrínseca da empresa, manifestada na evolução das taxas de administração e performance auferidas, no controle das despesas operacionais, na ausência de endividamento e nos bons indicadores de liquidez e rentabilidade. A classificação reflete a opinião da Austin sobre a qualidade de gestão e a segurança dos controles envolvidos na operação da gestora, e avalia como muito bom os quesitos analisados. A Austin ressalta o histórico, a seriedade e a diligência da gestora, refletidos nas captações líquidas e nos desempenhos dos fundos. A performance ao longo de sua existência, a qualificação dos gestores, as políticas de investimento, de compliance e de controle de risco asseguram o desempenho favorável da Claritas. As notas atribuídas pela agência obedecem a uma escala de classificação nacional e servem como parâmetro de comparação entre as gestoras atuando no Brasil e, eventualmente, com atividades no exterior. O processo analítico da Austin Rating, além de considerar fatores políticos, macroeconômicos, setoriais e regulatórios, aplicados às gestoras, avalia fatores internos qualitativos (controle acionário, tempo de atividade, experiência profissional, política e processos adotados na gestão de investimentos, estratégia, penetração comercial, gestão de riscos, controles e compliance) e fatores quantitativos (evolução das receitas, indicadores de desempenho, eficiência e rentabilidade, dentre outros) intrínsecos à empresa em análise.