quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Austin atribui Rating Preliminar AAA às Cotas Seniores do FIDC Aberto BCSul Verax CPP 450
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 21 de fevereiro de 2011, atribuiu o rating preliminar AAA (“triplo A”) às cotas seniores do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Aberto BCSul Verax CPP 450 (FIDC CPP 450 / Fundo). Esta classificação traduz uma probabilidade quase nula de que os cotistas seniores não recebam o pagamento do principal, acrescido do rendimento esperado. O FIDC CPP 450 foi constituído sob a forma de condomínio aberto, com prazo indeterminado de duração e tem por objetivo a aplicação de recursos na aquisição de direitos creditórios oriundos de empréstimos pessoais consignados em folha de pagamento para funcionários públicos e aposentados / pensionistas do INSS, originados exclusivamente pelo Banco Cruzeiro do Sul S/A (BCSul). Além dos direitos creditórios, aplicará recursos em ativos de renda fixa. As cotas seniores terão benchmark equivalente a IPCA acrescido de 7,25% a.a.. O patrimônio líquido será composto por cotas subordinadas e seniores e a razão de garantia por meio de cotas subordinadas será de, no mínimo, 25% do PL. O público-alvo do Fundo são investidores qualificados e fundos de investimentos registrados nos termos da Instrução CVM 409. O valor mínimo de aplicação inicial por cotista é de R$ 50 mil. A atividade de administração será exercida pela Cruzeiro do Sul S.A. DTVM e a atividade de gestão da carteira do Fundo será exercida pela BCSUL Verax Serviços Financeiros Ltda. A distribuição das cotas do Fundo será realizada pela própria Administradora e a função de Custodiante será exercida pelo Deutsche Bank – Banco Alemão S/A; De acordo com a metodologia da Austin Rating para classificação de risco de crédito de cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), o rating atribuído para as Cotas Seniores do FIDC CPP 450 reflete essencialmente os seguintes aspectos: (i) O baixo perfil de risco do universo de direitos creditórios que irão lastrear o Fundo. O FIDC CPP 450 terá os empréstimos consignados em folha de pagamento para funcionários públicos e beneficiários do INSS originados pelo Banco Cruzeiro do Sul como principal ativo lastro. O desempenho de tais operações é beneficiado pelo fato das parcelas dos empréstimos serem pagas diretamente por meio do desconto no salário do servidor e pelo baixo perfil de risco das fontes pagadoras, sendo estas menos vulneráveis às conjunturas adversas. Os índices de inadimplência são muito baixos, gerados principalmente no caso do INSS, pelo óbito do tomador e, no caso do servidor público, pela exoneração e/ou atrasos nos repasses. O Banco Cruzeiro do Sul possui experiência na concessão de crédito consignado e no relacionamento com órgãos públicos. Apesar do FIDC CPP 450 não estar em atividade, portanto não possui histórico, o universo de créditos que servirá de lastro já é utilizado para suprir outros FIDCs sob gestão da mesma empresa, BCSUL VERAX Serviços Financeiros. A Austin Rating avalia outros Fundos lastreados em créditos consignados originados pelo Banco Cruzeiro do Sul, cujo histórico de inadimplência é muito baixo. Além do próprio Banco Cruzeiro do Sul, avaliado com Rating A- (“A menos”) pela Austin. A carteira de crédito consignado operada pelo Banco tem se mostrado de boa qualidade. A inadimplência nessas operações é ocasionada principalmente por dois motivos: o primeiro está em relação aos mutuários finais. Por ser extremamente pulverizado em milhares de contratos, sempre haverá casos em que a inadimplência decorre de problemas relacionados especificamente com os proponentes.