terça-feira, 21 de setembro de 2010
Austin afirma Rating A- para a Caixa Estadual S.A. - Agência de Fomento/RS
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 13 de setembro de 2010, afirmou o rating A- (“A menos”) para a Caixa Estadual S.A. - Agência de Fomento/RS (CAIXA/RS). A perspectiva do rating permanece estável. A Caixa Estadual S.A. – Agência de fomento/RS foi criada pala lei no 10.959 de 27 de maio de 1997, que autorizou a transformação da Caixa Econômica Estadual em Caixa Estadual S.A. Agência de Fomento, por meio da absorção das operações da carteira de desenvolvimento do Banrisul e de outros fundos estaduais, e a incorporação de sua carteira de clientes. É uma sociedade de economia mista de capital fechado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (SEDAI). A mesma é regulamentada pela Resolução no 2.828, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento das agências de fomento. A CAIXA/RS tem por objetivo funcionar como agente para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de financiamento aos empreendimentos produtivos dos setores público e privado e obras de infraestrutura social, operando em consonância com as políticas de desenvolvimento e sociais do Governo Federal e Estadual. A manutenção do rating fundamenta-se na metodologia para instituições financeiras da Austin Rating. A classificação considera a posição ocupada pela CAIXA/RS, como instituição de finalidade específica, controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, constituindo-se em um importante instrumento para a viabilização de projetos de desenvolvimento no Estado. Considerou-se a sua atuação, de acordo com seus objetivos de instrumento de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, com rentabilidade satisfatória e de acordo com seu propósito. A instituição tem operações predominantemente de longo prazo e apresenta adequados indicadores de gestão de liquidez, como casamento no curto e longo prazo. A concessão dos créditos respeita linhas específicas de financiamento, com prazos condizentes. Em termos financeiros, observamos que a CAIXA/RS é uma empresa lucrativa, que opera de forma auto-sustentável, gerando receitas em volume suficiente para cobrir os custos operacionais, refletindo seu bom indicador de eficiência, de 23,7%. Apesar de ser uma instituição financeira, cujo principal objetivo é o fomento do desenvolvimento estadual, mantém níveis de rentabilidade sustentáveis e crescentes, com lucro de R$ 45,3 milhões no primeiro semestre de 2010. Em função dos objetivos específicos aos quais se destina, a instituição realiza operações de captação e aplicação, com prazos e taxas padronizadas. Atua fundamentalmente como agente repassador das linhas de crédito, apoiada em âmbito nacional e regional, colocada à disposição pelos agentes repassadores conveniados de recursos administrados, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Administra fundos estaduais, auferindo receita com taxa de administração. A carteira de crédito apresenta elevada qualidade, com indicadores de inadimplência muito baixos, em 0,4% (créditos vencidos acima de 15 dias). Além disso, a Caixa RS mantém uma política de provisionamento conservadora, de 10 vezes superior ao total de crédito em atraso.