quinta-feira, 8 de julho de 2010
Austin afirma Rating A+ para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul e altera sua perspectiva de estável para positiva
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 18 de junho de 2010, afirmou o Rating de longo prazo A+ (“A mais”) e de curto prazo A-2 para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul). A perspectiva foi alterada de estável para positiva. O Banrisul é um banco público estadual, de finalidade específica, fundado em 1928, com o objetivo de ser um banco comercial, de desenvolvimento e social. Em função da origem e do propósito de sua criação, é beneficiado pela proximidade ao setor público, com forte penetração no sul do Brasil, especificamente no estado que é oriundo. É um banco de grande porte, sendo a 10ª maior instituição financeira do país, de acordo com o Banco Central, segundo o critério de ativos totais, que somaram R$ 29,9 bilhões enquanto o patrimônio líquido atingiu R$ 3,5 bilhões (base: março de 2010). Está presente em quase todo o estado do Rio Grande do Sul por meio de seus 1.160 pontos de atendimento. Tem como forte característica a capilaridade entre a população gaúcha, reforçando a identidade com seus 2,8 milhões clientes. A classificação se fundamenta em seu amadurecimento como instituição de varejo, refletido em suas diversificadas fontes de captação, qualidade de seus ativos de crédito e adequados indicadores de capitalização, reportados pela instituição durante o período de monitoramento realizado pela Austin. Reflete também os adequados controles empregados, com vistas à mitigação dos riscos de mercado e operacionais, contribuindo para a solvência da instituição. O Banrisul mantém posição de destaque no estado do Rio Grande do Sul, com grande penetração através de uma ampla rede, o que permite a pulverização em sua estrutura de captação e de concessão de crédito. A alteração da perspectiva de estável para positiva reflete o entendimento da Austin Rating de que o banco atingiu e tem se mantido em um patamar elevado de qualidade de ativos além de uma estrutura de captação estável e de custos satisfatórios. Ao mesmo tempo em que tem apresentado crescimento, a carteira de crédito tem mantido a qualidade elevada que apresenta em seu histórico, com indicador de inadimplência que gira em torno de 2,0% e 3,0%, patamar considerado satisfatório para uma carteira diversificada como a do Banrisul. Ao mesmo tempo, o banco vem mantendo uma base patrimonial robusta e um índice de Basiléia confortável, em 16,5% em mar/10. A retenção de parte dos lucros tem contribuído para o fortalecimento de seu PL e é visto como positivo na medida em que seu controlador não demanda a distribuição agressiva dos resultados. Da mesma forma, contribuiu para a atribuição da perspectiva positiva, a estrutura estável e pulverizada de captação, com forte presença de depósitos de ticket médio baixo, que se mantiveram estáveis mesmo durante o agravamento da crise de liquidez durante o ano de 2008. O vínculo com o setor público estadual e municipal gaúchos tem favorecido a sua estrutura de captação, na medida em que é o depositário das contas do governo, bem como contribui para a aproximação com potenciais clientes de operações de crédito.