sexta-feira, 3 de julho de 2009
Austin afirma Rating A- para a Caixa Estadual S.A. – Agência de Fomento / RS
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião do dia 09 de junho de 2009, afirmou o rating A- (“A menos”) para a Caixa Estadual S.A. - Agência de Fomento/RS (CAIXA/RS). A perspectiva do rating permanece estável. A Caixa Estadual S.A. – Agência de fomento/RS foi criada pala lei no 10.959 de 27 de maio de 1997, que autorizou a transformação da Caixa Econômica Estadual em Caixa Estadual S.A. Agência de Fomento, pela absorção das operações da carteira de desenvolvimento do Banrisul e de outros fundos estaduais, e a incorporação de sua carteira de clientes. É uma sociedade de economia mista de capital fechado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (SEDAI). A mesma é regulamentada pela Resolução no 2.828, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento das agências de fomento. A CAIXA/RS tem por objetivo funcionar como agente para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de financiamento aos empreendimentos produtivos dos setores público e privado e obras de infraestrutura social, operando em consonância com as políticas de desenvolvimento e sociais do Governo Federal e Estadual. O rating atribuído fundamenta-se na metodologia para instituições financeiras da Austin Rating. A classificação considera a posição ocupada pela CAIXA/RS, como instituição de finalidade específica, controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, constituindo-se em um importante instrumento para a viabilização de projetos de desenvolvimento no Estado. Considerou-se sua atuação, de acordo com os objetivos de instrumento de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, com rentabilidade satisfatória e de acordo com seu propósito. A instituição tem operações predominantemente de longo prazo, apresenta adequados indicadores de gestão de liquidez, como casamento no curto e longo prazos. A concessão dos créditos respeita linhas específicas de financiamento, com prazos condizentes. Em 2008, a exigência de adequação de capital, nos termos do Acordo da Basileia II, foi reduzida de 30% do patrimônio líquido para 11% (alinhando-se às demais instituições financeiras), o que lhe proporcionou possibilidade de ampliação da margem para alavancagem de suas operações, fato que corrobora com sua estratégia de longo prazo, de crescimento do volume de concessão de crédito, compensando a tendência de redução do spread. Em dezembro de 2008, o nível de capitalização se mantinha elevado, em 34,8% e patrimônio líquido de R$ 392,4 milhões. Em termos financeiros, observamos que a CAIXA/RS é uma empresa lucrativa, que opera de forma autossustentável, gerando receitas em volume suficiente para cobrir os custos operacionais, refletindo seu bom indicador de eficiência, de 32,1%. Apesar de ser uma instituição financeira cujo principal objetivo é o fomento do desenvolvimento estadual, mantém níveis de rentabilidade sustentáveis e crescentes, com lucro de R$ 46,0 milhões no encerramento de 2008. A carteira de crédito apresenta elevada qualidade, com indicadores de inadimplência muito baixos, em 0,52% (créditos vencidos acima de 60 dias). Além disso, a Caixa RS mantém uma política de provisionamento conservadora, 10 vezes superior ao total de crédito em atraso. Buscando aperfeiçoar o risco na concessão de crédito, foi criada a Superintendência de Risco, na qual estão ligadas as Gerências de Risco de Crédito, de Risco de Mercado e Cadastro, e de Risco Operacional e Normas. Esta Superintendência tem ligação direta com o Diretor Vice-Presidente, sem vínculo algum com as demais Diretorias.