segunda-feira, 7 de abril de 2008
Austin atribui Rating A- para a Caixa Estadual S.A. - Agência de Fomento / RS
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião do dia 11 de março de 2008, atribuiu o rating A- para a Caixa Estadual S.A. - Agência de Fomento/RS (CAIXA/RS). O rating atribuído fundamenta-se na posição ocupada pela CAIXA/RS, como instituição de finalidade específica, controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, constituindo-se em um importante instrumento para a viabilização de projetos de desenvolvimento no Estado. Considerou-se a sua atuação, de acordo com seus objetivos de instrumento de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, com rentabilidade satisfatória e de acordo com seu propósito. Em 2008, o índice de adequação de capital, que atualmente é de 30% do patrimônio líquido, será reduzido para 11% (alinhando-se às demais instituições financeiras), o que lhe proporcionará possibilidade de ampliação da margem para alavancagem de suas operações, fato que corrobora com sua estratégia de longo prazo, de crescimento do volume de concessão de crédito, compensando a expectativa de queda do spread. Em termos financeiros, observamos que a CAIXA/RS é uma empresa lucrativa, que opera de forma auto-sustentável, gerando receitas em volume suficiente para cobrir os custos operacionais. Por outro lado, permanecem como fatores em observação o maior risco de descontinuidade da Gestão, em função da administração ser exercida por uma Diretoria nomeada a cada dois anos, a dependência da disponibilidade de recursos públicos e a obrigatoriedade de aplicar seus recursos em operações de crédito com taxas de remuneração menores do que a média das taxas praticadas pelo mercado bancário. A Caixa Estadual S.A. – Agência de fomento/RS foi criada pela lei no 10.959 de 27 de maio de 1997, que autorizou a transformação da Caixa Econômica Estadual em Caixa Estadual S.A. Agência de Fomento, através da absorção das operações da carteira de desenvolvimento do Banrisul e de outros fundos estaduais, e a incorporação de sua carteira de clientes. É uma sociedade de economia mista de capital fechado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (SEDAI). A mesma é regulamentada pela Resolução no 2.828, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento das agências de fomento. A CAIXA/RS tem por objetivo funcionar como agente para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de financiamento aos empreendimentos produtivos dos setores público e privado e obras de infra-estrutura social, operando em consonância com as políticas de desenvolvimento e sociais do Governo Federal e Estadual. Em função dos objetivos específicos aos quais se destina, a instituição realiza operações de captação e aplicação com prazos e taxas padronizadas. Atua fundamentalmente como agente repassador das linhas de crédito, apoiada em âmbito nacional e regional, colocada à disposição pelos agentes repassadores conveniados de recursos administrados, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Administra fundos estaduais auferindo receita com taxa de administração.